Proinfo

A Escola


O município de Palhoça está localizado a leste do estado de Santa Catarina, e distante a 15 km da capital Florianópolis. O município possui uma área de 325,5 km², divididos em trinta e dois bairros, banhados por várias praias de beleza sem igual, é neste paraíso que está localizada nossa escola. Centrada, entre três bairros: Caminho Novo Passa Vinte e São Sebastião está localizado o Grupo Escolar Najla Carone Guedert.

Em entrevistas feitas por todo corpo docente e discente, conseguimos resgatar um pedaço da história dos três bairros.

Em nossas peregrinações resgatamos a significação do nome de cada um dos bairros, pesquisou-se também toda estrutura social da época desde seu início.

No bairro Passa Vinte, contam os filhos dos antigos moradores que este nome foi dado devido a vinte porteiras que separavam o bairro do resto do município.

Os primeiros moradores foram seu Ataliba Ramos, dona Rosa Ramos, o senhor Bernardino Francisco Ferreira e o senhor Agenor José Soares.

Naquele tempo o bairro do Passa Vinte, assim como os outros, tinham poucas casas, feitas de bambu e barro, as chamadas casas de stuc. Hoje pela força do trabalho, o bairro possui estrutura de bairro forte, que tende a despontar colaborando com o crescimento do município.

São Sebastião tem uma história interessante, era um bairro cujo nome Cova Funda, foi dado devido a firmar-se uma colônia num vale, entre montanhas. Somente há alguns anos foi mudado o nome do bairro tendo sido substituído, pelo nome do padroeiro “São Sebastião”.

Ainda em São Sebastião, encontra-se uma pedra de formato exótico, carregando consigo várias lendas folclóricas, acerca de sua existência e nome. Dizem os antigos que o nome Pedra Branca foi dado em virtude da coloração branca que apresenta em noites de lua cheia.

Os moradores mais antigos do bairro são: o senhor Artur dos Santos senhor Agostinho Bernardino dos Santos e dona Emília.

São Sebastião guarda muito da cultura das décadas passadas, prova disto é o engenho de farinha de dona Valdeci Soares ainda está em funcionamento.

O próximo e último bairro é o Caminho Novo, cujo nome surgiu de outro caminho que dava acesso a bairros vizinhos.

O Caminho Novo é um bairro planejado com cinco loteamentos, com população flutuante, é uma comunidade muito populosa, de muitas etnias, cuja moradora mais antiga era dona Lilinha.

Por ser um bairro de loteamentos, tem pouco comércio e é um bairro dormitório, poucos trabalham onde moram.

O Grupo Escolar Najla Carone Guedert, se encontra entre os três bairros,no início era uma escola de madeira com uma única sala, tendo como primeira professora dona Laíde e diretora dona Lídia.

Este artigo é fruto de um momento importante de integração família / escola, com a preocupação de resgatar a história dos bairros que circundam nossa escola.


HISTÓRICO DA ESCOLA


A Escola Isolada Caminho da Fazenda, localizada no bairro Passa Vinte fundada a mais de 50 anos, passou por várias mudanças no decorrer dos anos. Sendo uma escola estadual, não tinha prédio próprio dependia de aluguel de casas. Em 02 de abril de 1983 teve início a construção do prédio de uma Escola Padrão 01 (uma sala de aula) com término em 21 de dezembro de 1983, era trabalhada com turmas multisseriadas e a professora era responsável.

No ano de 1988 foi inaugurado o novo prédio desta Unidade Escolar com duas salas de aula, dois banheiros, uma cozinha, uma sala de direção e um pequeno pátio coberto e a partir desta data passou a ser Grupo Escolar e chamando-se Grupo Escolar Najla Carone Guedert, situada à Rua Prefeito Reinoldo Alves s/nº; bairro Passa Vinte, no município de Palhoça, estado de Santa Catarina.

Você é o visitante nº